quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Desfile em comemoração ao 7 de setembro reúne 30 mil pessoas em Vilhena

Fanfarras, apresentações culturais e muita descontração foram as características da festa





A comemoração ao dia da independência do Brasil começou por volta das 18 horas com clima ameno, sem expectativa de chuva e muita gente na Avenida Major Amarante, palco do desfile e o principal centro comercial do município, localizado no Centro da cidade de Vilhena (maior cidade da região sul de Rondônia).

Crianças das creches municipais, alunos das redes pública e privada, autoridades policiais e militares formaram pelotões e apresentaram todos os trabalhos realizados durante o ano para cerca de 30 mil pessoas, segundo levantamento oficial feito pela PM e a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

O desfile começou com a apresentação da orquestra filarmônica de Vilhena, que deu espaço para os bumbos, pratos, caixas, clarinetes, trombones e toda a originalidade da Fanfarra Municipal de Vilhena, apresentando os clássicos da música brasileira.

Logo em seguida os pelotões passaram por todo o percurso da Avenida, encerrando as atividades após o palanque das autoridades, instalado em frente à Praça Padre Ângelo Spadari.

Um dos diferenciais deste desfile foi o concurso de ordem unida, realizado pelas escolas estaduais em parceria com a Polícia Militar. A instituição de ensino Shirlei Ceruti foi a vencedora da disputa, sob a orientação do PM Darci Alves.

O encerramento da comemoração à independência do Brasil foi feito sob uma grande queima de fogos que pôde ser vista de vários pontos da cidade.


CONSCIENTIZAÇÃO TAMBÉM FOI TEMA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA




O que mais chamou a atenção do público foi a quantidade de grupos escolares que transmitiam apelos para a melhoria da sociedade em que vivem, desde preservação ao meio ambiente até a paz no trânsito, um dos maiores causadores de morte no município.

Plantas, cartazes numéricos, estudantes fantasiados, faixas de efeito moral foram levados à Avenida e apresentados ao público. De acordo com a professora Silvia Almeida Costa, responsável pelo pelotão “Paz no Trânsito” da escola Marcos Donadon, a intenção do grupo é conscientizar as crianças.

“Elas serão adultas no futuro e se conseguirmos fazê-las entender a importância de ser bons cidadãos, atingiremos nosso objetivo”, disse.





DESFILE MILITAR MARCA TRADIÇÃO E ATRAI O PÚBLICO


Pela primeira vez em um desfile vilhenense, os militares foram os últimos a se apresentar. Os agentes conseguiram deixar a maioria do público em silêncio e afoitos devido a organização dos pelotões, bem como na forma que desfilaram, com armas em punho, caras pintadas e rigidez no olhar e performance.

Cerca 300 homens da Aeronáutica, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros mostraram toda a capacidade armada destes setores na avenida. O charme militar ficou com o pelotão feminino da PM, liderado pela Cabo Umbilina.

As mulheres policiais desfilaram com fardas de formatura e sem armas e chamaram a atenção do público.


Texto: Rômulo Azevedo

Fotos: Lucimar Rodrigues

Um comentário:

  1. Oi Rômulo!
    Muito bom esse texto!
    Pode, ainda, dar uma ajustada nos títulos :)
    Daiani B.

    ResponderExcluir